Perda de Peso com óleos essenciais

Controlar o Peso com Óleos Essenciais Terapêuticos

Quando procuramos soluções saudáveis para perda de peso, somos constantemente bombardeados por mensagens de dietas extremas, dietas da moda, resultados da noite para o dia e conselhos sobre o que comer ou como se exercitar. E, no entanto, muitas pessoas ainda lutam com seu peso… Por que é tão difícil encontrar um programa de controle de peso bem-sucedido?

Porem fatores como nutrição, sono, descanso, toxinas, stress no corpo e na mente contribuem para o ganho de peso. Estar acima do peso pode aumentar drasticamente o risco de desenvolver doenças graves e até mortais.

A boa notícia é que, embora existam dezenas de fatores que podem influenciar a saúde, ainda temos muito controlo sobre como os nossos corpos se sentem, funcionam e aparentam.

Porque parte de manter um corpo saudável é a capacidade de sustentar um peso saudável. Acontece que a nossa capacidade de manter um peso saudável tem muitas implicações para outras áreas do corpo e para a saúde em geral.

Portanto, é preciso aprender a controlar o peso. O controle do peso é um processo de mudança ao longo da vida.

 Sabemos que devemos comer de forma saudável e fazer exercício, mas no meio da correria do nosso dia a dia, geralmente não paramos para pensar na ingestão de alimentos e como a atividade física realmente nos faz sentir.

Porém quando nos exercitamos, não estamos apenas a melhorar a nossa saúde e condicionamento físico, mas também proporcionamos ao corpo uma abundância de benefícios, como a capacidade de promover um sono melhor, combater o stress, elevar nossa função cognitiva, diminuir a vontade de comer alimentos não saudáveis, e, claro, a perda de peso.

Enquanto comemos de forma saudável, podemos ajudar a defender o corpo contra problemas de saúde; melhorar o nosso humor; construir músculos, ossos e dentes mais fortes; promover a saúde do coração e a função cerebral; e até promover uma vida mais longa. Uma dieta saudável permite-nos controlar o peso adequadamente, mas com tantos outros benefícios associados, existem inúmeras razões para adotar esse hábito.

Aqui estão alguns fatores que podem impedir-nos de manter um peso saudável:

Não existem duas pessoas iguais

 Quando se trata de exercícios, dieta e controle de peso, não existe uma solução “tamanho único”. Isso porque não há dois corpos exatamente iguais. Embora existam princípios básicos que explicam como cada corpo deve funcionar, questões como problemas de saúde, genética, lesões e muito mais podem fazer com que o corpo de uma pessoa seja drasticamente diferente do outro. Embora alguns programas de controle de peso afirmem ser o essencial para qualquer problema de peso, simplesmente não existe uma solução única que funcione para todas as pessoas ou todos os tipos de corpo.

Não existem soluções rápidas

Mais importante, apesar das alegações entusiásticas de alguns programas de controle de peso, não podemos repentinamente ficar saudáveis da noite para o dia. Embora o pensamento de perder peso instantaneamente ou com pouco ou nenhum trabalho possa ser atraente, simplesmente não é plausível ou sustentável. Embora seja preciso trabalhar para manter um peso saudável, as ideias por trás do controle de peso saudável são realmente bastante simples. Os princípios básicos de uma alimentação saudável e de exercícios frequentes provaram ser mais eficazes para o controle de peso saudável quando comparados a planos de dieta extremos e irreais.

O controle de peso deve tornar-se um modo de vida

 O controle de peso saudável requer dedicação aos exercícios, à alimentação, ao planeamento de refeições, descanso e muito mais. Uma mudança no estilo de vida e na mentalidade é necessária para manter o controle de peso saudável por um longo período de tempo. Para quem vê hábitos saudáveis como um meio temporário de perder peso, e não como uma mudança permanente no estilo de vida, pode ser difícil perder e manter o peso de forma consistente.

Óleos Essenciais e uma boa alimentação podem ser poderosos aliados no processo de manutenção de peso e perda dos quilos excessivos.

Embora não haja duas jornadas de perda de peso iguais, existem muitos objetivos comuns entre aqueles que estão a trabalhar para perder ou manter peso. Independente do teu objetivo final, se desejas praticar um controle de peso saudável, deves focar-te nos seguintes objetivos:

Pontos de foco do controle de peso

  • Promover uma digestão saudável;
  • Auxiliar/reforçar o metabolismo;
  • Aumentar a motivação e o humor necessários para o exercício e um estilo de vida saudável;
  • Controlar a fome e evitar comer demais;
  • Manter uma rotina regular e sustentável de exercício.

Então, como os óleos essenciais podem ajudar-te?

Acontece que os óleos essenciais podem ser uma ferramenta útil de cada um desses pontos de foco e ajudar-te a alcançar os teus objetivos de controle de peso.

 

Digestão

Uma má digestão pode impedir-nos de absorver adequadamente as vitaminas e minerais que proporcionamos aos nossos corpos, o que dificulta a obtenção dos nutrientes que precisamos e pode prejudicar os nossos objetivos de controle de peso. Além de interferir no controle de peso, a má digestão também pode deixar-nos desconfortáveis e completamente infelizes, tornando ainda mais difícil fazer coisas como exercitar-se ou ser ativo.

Normalmente, comer alimentos saudáveis, ricos em fibras e nutrientes e beber quantidades adequadas de água, pode fazer maravilhas para a digestão. No entanto, às vezes precisamos de uma ajudinha extra. Com compostos químicos exclusivos que podem ajudar a promover uma digestão saudável, alguns óleos essenciais podem ser uma ferramenta útil para ajudar no processo de digestão.*

Ao usar óleos essenciais com benefícios digestivos, podes ajudar o teu corpo a funcionar como deveria e preparar-te para um melhor resultado com os teus objetivos de controle de peso.

Metabolismo

O nosso metabolismo, pode ser definido como uma série de reações químicas no corpo que trituram os alimentos e os transformam em energia. O metabolismo de um indivíduo tem uma conexão direta com sua capacidade de controlar o peso. Embora a taxa em que nossos corpos queimam calorias ou usam energia tenha muito a ver com genética, ainda há muito que podemos fazer para controlar como nosso metabolismo afeta nosso peso.

Independente do teu peso inicial ou objetivo final, quanto maior a sua taxa metabólica, mais calorias queimas por hora e mais fácil é controlar o teu peso. Descobrirás que existem vários óleos essenciais que são úteis para reforçar um metabolismo saudável.

Motivação e humor

Grande parte do processo de controle de peso está relacionada à energia e humor. Quando sentimos preguiça ou falta de entusiasmo, pode ser difícil seguir uma rotina de exercícios regulares. Da mesma forma, quando nos sentimos tristes, desanimados ou desmotivados, podemos achar mais desafiante permanecer comprometido com um plano de refeições, encontrar a motivação para exercitar e, às vezes, até mesmo nos preocupar com a nossa jornada de perda de peso.

Quando difundidos aromaticamente, alguns óleos essenciais podem ajudar a dar o impulso energético necessário antes de um treino ou de um longo dia de trabalho em direção às nossas metas de controle de peso. Outros óleos essenciais podem ser usados para animar, acalmar, energizar ou aliviar emoções quando precisamos de mais equilíbrio emocional nas nossas vidas.

Exercícios

Quando estás a trabalhar em direção aos teus objetivos de controle de peso, aumentar tua atividade física ajudará a apoiar teus esforços. Não será apenas importante exercitar regularmente, mas também precisas cuidar do teu corpo após o exercício, durante o período de descanso e recuperação. Junto com os benefícios internos e aromáticos, os óleos essenciais apresentam benefícios tópicos significativos que podem ser úteis ao se exercitar.

Muitos óleos essenciais têm propriedades que aquecem ou arrefecem, que ajudam a relaxar o corpo quando aplicados tópicamente. Eles podem ser aplicados antes ou depois de um treino para proporcionar ao corpo o reforço que ele precisa. Outros óleos essenciais podem ajudar a criar sensações de respiração limpa e vias aéreas abertas, outra ferramenta útil durante o treino. Como mencionado, muitos óleos essenciais podem ser usados para criar um ambiente energizante ou animador, que pode ser muito útil para te colocar  no estado de espírito certo antes, durante ou após o exercício.

Alguns dos Óleos essenciais que são úteis para o controle de peso

Ao iniciares a tua jornada de perda de peso, deverás escolher os óleos essenciais que podem ser úteis para digestão, metabolismo, motivação, exercício e outras áreas.

Então, quais os melhores óleos?

Toranja:

  • Contem o composto ativo nootkatona, o qual aumenta o metabolismo e a perda de gordura.
  • Também contem Limonene, a qual ajuda na degredação da gordura.
  • Melhora a drenagem linfática e desintoxicação.
  • Pode ser difundido para ajudar a aumentar a motivação enquanto você faz dieta ou tenta perder.
  • Pode ser tomado internamente para ajudar a reforçar um metabolismo saudável.
  • Ajuda a melhorar o humor.

Canela:

  • Melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Diminui o apetite.
  • Melhora a disposição e circulação.
  • Antioxidante e anti-flamatório.

Limão:

  • Contém o composto ativo Limonene que ajuda na degredação da gordura.
  • Alivia a ansiedade e depressão.
  • Reforça um metabolismo saudável.
  • Quando tomado internamente, pode reforçar níveis saudáveis de açúcar no sangue e o colesterol.
  • Elimina metais pesados e elimina as gordurinhas à volta dos órgãos.

Hortelã-pimenta

  • Diminui a fome.
  • Melhora a disposição e digestão.
  • Aumenta a libertação de enzimas digestivas.
  • Diminui as náuseas, digestão e inchaço.
  • Alivia as dores de cabeça.
  • promover uma sensação de respiração limpa durante o exercício, inspire, difunda ou aplique topicamente  antes do treino.
  • Ajuda a relaxar os músculos antes ou depois do exercício.

Gengibre:

  • Aumenta a absorção dos nutrientes dos alimentos.
  • Diminui a indigestão e as náuseas.
  • Contem compostos ativos chamados gingerois que são agentes anti-flamatórios muito potentes.

Mistura Metabólica-Esta mistura contem toranja, canela, hortelã-pimenta, limão e gengibre:

  • Promove um metabolismo saudável.
  • Ajuda a controlar a fome.
  • Acalma o estômago.
  • Ajuda a promover um humor e energia positivo.
  • Pode ser tomado internamente antes de se exercitar para um impulso.
  • Pode ser consumido antes das refeições para ajudar a controlar o apetite e evitar comer.
  • (Atenção: estas recomendações são apenas para óleos essenciais 100% puros e de grau terapêutico. Não ingerir óleos essenciais sem acompanhamento de um Aromaterapeuta certificado. Se precisas de orientação contacta-me.)

Deixo-te aqui uma receita de SMOOTHIE VERDE e uma receita para Emagrecimento/Tonificação.

Ingredientes SMOOTHIE VERDE

2 chávenas de sumo de maçã

1 chávena de espinafres

1 chávena de couve

1 maçã

1 colher de chá de OE limão

1 abacate

1 chávena de gelo

Como Fazer:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador em velocidade alta até ficar homogéneo.

 

 

Ingredientes  Spray Emagrecimento/Tonificação

1 frasco spray em vidro(30 ml)

Oléo de coco liquido Fracionado (sem cheiro)

Óleos essenciais terapêuticos: Toranja; Hortelã-pimenta;  Cypreste

 

Como Fazer:

  1. Colocar 24 gotas no frasco( 10 gotas toranja + 10 gotas cypreste + 4 gota hortelã-pimenta)
  2. Encher o frasco com óleo essencial terapêutico de coco fracionado e misturar.
  3. Fazer uma exfoliação muito leve com uma escova seca
  4. Aplicar a mistura nas zonas a tonificar todos os dias durante 21 dias. (Quando aplicado nas pernas, aplicar debaixo para cima)
  • (Atenção: estas recomendações são apenas para óleos essenciais 100% puros e de grau terapêutico. Não ingerir óleos essenciais sem acompanhamento de um Aromaterapeuta certificado. Se precisas de orientação contacta-me.)

Saúde Natural(Facebook)

 

Agora é tempo de colocares em prática a tua leitura.

 

Abracinho Perfumado

Ana Teixeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido.